“SLAVIANSKI BAZAAR - Beto Bellini”


(Foto: Cartaz “SLAVIANSKI BAZAAR” - Direção: Beto Bellini - Divulgação)

Dia 11 de maio, sexta-feira, às 23h59, estréia no Espaço dos “Satyros Um” o espetáculo “SLAVIANSKI BAZAAR” escrito e dirigido pelo ator, produtor, diretor e poeta Beto Bellini. Com o apoio do Governo de São Paulo, através da Secretária de Estado da Cultura pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), o projeto conta com o patrocínio da Wheaton Brasil e Gerresheimer e tem em seu elenco Gisa Guttervil, Camilla Camargo, Daniel Morozzeti, Heitor Saraiva, Ruy Andrade, Maria Carolina, Joana Pegorari, Edinor Messias, Danilo Amaral, Lilian Prado, Mateus Simões e Raquel Rosarouge.
O texto promove a discussão entre o teatro e a televisão com metalinguagem e multimídia, sobre o assunto Beto Bellini diz: “A evolução tecnológica vem nos assombrando com uma velocidade espantosa, numa proporção de progressões geométricas, com imagens em alta definição e terceira dimensão. Sem dúvida teremos que avaliar os conceitos e valores na comunicação entre esse velhinho que é o Teatro e que tem mais de três mil anos, a televisão, essa jovem de pouco mais de 50 anos e os assustadores recém nascidos e minúsculos brinquedinhos derivados de celulares, iphones e similares. E para isso convém misturar de maneira interativa, itinerante, experimental, tecnológica e ciberneticamente falando, esses veículos e tipos humanos, no Teatro, que é, foi e sempre será o palco para o homem discutir questões essenciais. E nele conjugamos, quem sabe, o que pode ser, o ressurgimento dos valores perdidos no vácuo dessa modernidade devastadora e onde vemos tragédias, misérias, glamour, riquezas, ostentações e irresponsabilidades que precisamos ponderar. Somos fruto do meio ou meio de um fruto complexo que é essa enorme quantidade de informação e devastação, humanos e máquinas, chips e gosmas, árvores e fios, líquidos e aflições, hipóteses e gases, dúvidas e solidão em quilômetros de pensamentos?”

(Foto: “SLAVIANSKI BAZAAR” - Direção: Beto Bellini - Créditos: Demian Golovaty)
 
 
O autor vai além e afirma: “Àqueles que não se incomodam com os veículos de comunicação, que não se importam com a arte, educação, cinema, televisão, ensinamento, crítica e profecia; podem ignorar esse trabalho de teatro coletivo de um grupo em formação. Mas quem se preocupa com os rumos dos veículos de comunicação em massa, da religião e da política de patrocínio da arte; fiquem atentos! Algo vai surgir!”.
Com temporada que vai até 31 de junho, o espetáculo que faz referência a autores como Tchekhov, Schopenhauer e Shakespeare conta as histórias e conflitos de um trio de atores: Uma atriz famosa que se encanta por um jovem ator de um pequeno grupo de teatro, que em cuja relação investe motivado pela ambição, abandonando todos, inclusive a namorada, uma jovem atriz que está grávida.
O nome do espetáculo faz referência á um antigo bar russo (o Slavianski Bazaar), frequentado por formadores do TAM (Teatro de Arte de Moscou), que ali se reuniam para debater idéias e angústias, semelhante ao que hoje acontece em São Paulo na Praça Roosevelt. "Slavianski Bazaar" aliás, é também o nome de um famoso Festival Internacional de Artes que ocorre na cidade de Vitebsk, Belarus.

(Foto: “SLAVIANSKI BAZAAR” - Direção: Beto Bellini - Créditos: Demian Golovaty)

Personagens realistas se misturam com etéreos. Um clown representa o teatro em um tempo diferente. Dois diretores são criados pelo 'alter ego' do autor que sempre está em uma discussão interna sobre a arte. Um anjo, além do bem e do mal, reflete o que pensa o ator, suas dores e renúncias. A jovem atriz representa o voo da gaivota e consequentemente o dos atores. “A peça tem como objetivo promover um debate entre o teatro e a televisão, não de trazer respostas”, comenta o diretor.
O texto foi escrito em processo colaborativo com os autores almejando futuramente a criação de um grupo que terá como próximo trabalho a encenação da peça “A Gaivota de Tchekhov”, entre os integrantes da equipe estão alunos da SP Escola de Teatro. Sobre a experiência, Bellini diz: “É importante tentar fazer algo para que possamos pertencer a história e só vamos conseguir isso se fizermos parte do acúmulo do saber, estudando e criando, refletindo e registrando as sensações e experiências. Como guardiões da história, mas, ativos. Servindo como veículo e transformando essas informações em experiências práticas em busca de um viver melhor. Criar um objeto cultural que sirva de morada das próximas gerações.”
Para mais informações, entre em contato com Miriam Bemelmans nos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site, cilque AQUI

FICHA TÉCNICA:
Direção e Texto: Beto Bellini
Coordenação de Produção: Erika Barbosa
Elenco: Gisa Guttervil, Camilla Camargo, Daniel Morozzeti, Heitor Saraiva, Ruy Andrade, Maria Carolina, Joana Pegorari, Edinor Messias, Danilo Amaral, Lilian Prado, Mateus Simões e Raquel Rosarouge.
Assistente de Direção: Andressa Cabral
Assistente de Dramaturgia: João de Freitas e Marina Odo
Diretora de Produção: Gisa Guttervil
Produtor Executivo: Pedro Ivo Pires
Diretor de Projetos: Beto Bellini
Diretora de Novos Projetos: Luiza Gottschalk
Cenógrafo e Ambientador: Milton Fucci
Figurinista: Walério Araújo
Assistente de Figurinos: Fabrício Miranda
Iluminador: Alessandra Marques e Wagner Freire
Trilha Sonora: Henrique Mello
Captação de Imagens: Luciana Ramin
Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans
Designer Gráfico: Leo Marino
Fotógrafo: Demian Golovaty

SERVIÇO:
Espetáculo: “SLAVIANSKI BAZAAR”
Local : Espaço dos ‘Satyros Um’.
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, N° 214, Consolação – Centro.
Telefone: 3255-0994
Estreia: 11 de maio (sexta-feira)
Horário: 23h59
Temporada: sextas e sábados às 23h59 até 31 de junho
Capacidade: 70 lugares
Ingressos a R$ 30,00 e meia-entrada
Apoio: Governo de São Paulo (Secretaria de Estado da Cultura / Programa de Ação Cultural – ProAc)
Patrocínio: Wheaton Brasil e Gerresheimer
Informações: Miriam Bemelmans (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site http://www.bemelmans.com.br/

2 comentários:

  1. Ansiosa para a estréia.
    Boas vibrações a todos.

    Beijo grande

    Camilla Guimarães
    Serra Negra-SP

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da peça...os atores atuaram muito bem. Só não gostei do local muito ruim...estava muito cheio...não houve acomodação adequada. Foi na estreia

    ResponderExcluir