"A turma do CHAVES"

(Foto: "A turma do CHAVES" - Divulgação)

- “Isso, isso, isso! È zás, é zás, é zás... Pi-pi-pi-pi-pi... Mas ninguém tem paciência comigo...”
Acho que difícilmente alguém não reconheceria as falas acima, tratam-se de alguns dos bordões de CHAVES, personagem interpretado pelo ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños e um incontestável sucesso internacional.
Seriado que fez e continua fazendo parte da infância de muitas crianças, "CHAVES" conquista o publico por suas piadas engraçadas, extremamente inocentes e por sua simplicidade. Eu fui uma dessas crianças e lhe confesso que sinto falta daquele tempo! Como era divertido ver aqueles adultos serem tão infantis, tão como nós mesmos, acho que essa era a magia, a criança se via nos personagens do seriado, se sentia o próprio Chaves, a Chiquinha, o Quico, via seus pais ali, como Dona Florinda, Senhor Madruga, sua professora como Bruxa do 71. (Risos)
Quem não achava um barato ver o Quico chorando naquela parede em especifico, sua mãe, Dona Florinda dizendo: “Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha!”? Quem nunca repetiu pelo menos uma vez: “Gentalha, gentalha! Puuffff!”? (Risos)
Mesmo que seja contra nossa vontade? (Risos) Na irônia, que todos sabemos, trás no fundo de um pingo de verdade... A infância é demais! Ah! Sem falar na Chiquinha com seu cabelo engraçado, suas pintinhas e o choro, filha do 'caloteiro' Seu Madruga que vivia fugindo do Senhor Barriga, o cobrador de aluguéis, dono da vila. Quem não torcia pelo Chaves, não ria do Quico, tão ingênuo...


(Vídeo: Abertura de "CHAVES" - Brasil)

TRAJETÓRIA

Muitos de nós nos perguntamos sobre como surgiu o seriado, então abaixo resumi trechos do livro “CHAVES DE UM SUCESSO” de Pablo kaschnner. O livro é o trabalho de monografia de final de curso de Pablo sobre Chespirito (apelido de Bolanos, o Chaves).
Nele tem muitas coisas interessantes sobre essa época que lembramos com tanto alegria, como por exemplo a informação de que o Chaves foi inspirado em um quadro do programa do Chespirito.
(Foto: "A turma do CHAVES" - Divulgação)

1971 – Em 1971 o quadro de Bolanos vira um seriado, com apenas 02 personagens; o Chaves e Seu Madruga.
1972 – Surgem os outros personagens da trupe que assumem de vez aquelas características que fazem tanto sucesso, como por exemplo o bóbis usado pela Dona Florinda, já que eles não eram usados sempre por ela.
1974 - Em 1974 a atriz que interpretava Chiquinha, Maria Antonieta de Las Nieves sai do seriado para gravar um programa de variedades. Surgem 03 novos personagens, para esconder o desfalque: Pópis, Nhonho e o professor Girafales.
1975 - Em 1975 a personagem Chiquinha volta ao seriado, o programa de Maria Antonieta de Las Nieves não fez sucesso.
1977 – O seriado está em seu alge, seus atores já são celebridades. Com maiores investimentos, começam episódios musicais, além das férias em Acapulco e do especial de Natal na casa do seu Barriga.
1979 – Em 1979 o atores que interpretavam o Quico e o Senhor Madruga, Carlos Vilagrán e Ramóm Valdés, respectivamente, decidem sair do seriado.
1980 – Com o desfalque em 1980, Chaves volta a ser um quadro do programa Chespirito. Então tentando reanimar novamente o seriado, Bolanos cria o restaurante da Dona Florinda, e os personagens; Jaiminho (Carteiro) e Dona Neves (Avó da Chiquinha).
1981 - Em 1981 seu Madruga volta e novos episódios são gravados até 1983, quando o seriado termina, sem episódio final.
1983 - Ramóm Valdés (Seu Madruga) abandona o seriado de vez devido á um diagnóstico de câncer.
1988 – Morre Ramóm Valdés (Seu Madruga), vítima de cancer de pulmão causado pelo fumo excessivo. Carlos Vilagrán (Quico), já não se dá bem com Bolanos que decide voltar a gravar o seriado. A escola é o pano de fundo, Quico é substituído por Nhonho e o Seu Madruga por Jaiminho.
1993Em 1993 chega ao fim o seriado.
1994 – Em 1994 morrem a atriz Madrilenha Angelines Fernández (Dona Clotilde), vítima de câncer de pulmão causado pelo fumo excessivo. E o ator Raul Chato Padilla (Carteiro Jaiminho) vítima de problemas de saúde relacionados á diabetes.
1995 - Em 1995 chega ao fim o programa Chespirito.

Da turma quase todos ainda vivem, Roberto Gómez Bolãnos (CHAVES) hoje com 82 anos vive com sua esposa Florinda Meza Garcia (DONA FLORINDA) que está com 62 anos. Durante e após o fim da série varias brigas surgiram e feridas perduram até hoje supostamente motivadas por questões legais sobre o direito á interpretação e autoria dos personagens após a série, já que muitos atores fazem shows e os utilizam artisticamente como é o caso do Quico no "Circo do Quico", porém mesmo com as brigas e feridas ainda hoje o seriado tem sido em muitos paises um grande sucesso e continua fazendo fãs por todo o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário